Degustando o olhar de Babaçu

Degustando o olhar de Babaçu







Na ultima sexta-feira visitei a exposição de Vanusa Babaçu intitulada “Os negros que meus olhos veem”, conveniente ao contexto da Semana da Consciência Negra. Por meio de suas fotos pude me vestir do olhar aguçado e poético que retratava a beleza dos negros maranhenses.
A fotógrafa e educadora popular não registrou simplesmente a cor da pele dessas pessoas, mas a cor da alma. No cotidiano humilde mostrou a riqueza de suas vidas, no trabalho árduo o valor do suor, na brincadeira inocente de uma criança a grandeza de um ser humano.
Tão grande sinceridade transmitida pelas fotos me fez sentir o que aquelas pessoas fotografadas sentiam. Todos que viam a vida em foto degustavam o sabor de uma realidade que não era nua, era vestida de preto e crua.
A mostra de Babaçu revelou pessoas que quase sempre são ignoradas pela sociedade, muitas que vivem em estado de pobreza extrema. Esse trabalho nobre e sem fins lucrativos foi construído por meio de um grande esforço que nem sempre é reconhecido. Para capturar as fotos, Vanusa teve que enfrentar longas viagens, andar de girico e caminhar sob sol e chuva em zonas rurais.
Toda essa história que envolve a exposição a torna mais bela. O olhar de Vanusa Babaçu sobre os negros sem dúvida é singular. Em suas fotografias é possível ver a negritude pura e linda, especialmente em uma de suas poucas fotos coloridas, que num cenário a luz do pôr-do-sol mostra os tons pretos e dourados da pele morena de quem se orgulha em ser negra.

Comentários

  1. Exibi com muita alegria teu texto a mim dedicado na mostra "Os NEGROS que meus olhos veem" ficou ainda mais bonita a exposição. Fiquei algumas vezes de longe olhando os alunos do IFMA, Açailandia lendo com cuidado o seu texto e o de Budinha, lindo tb.

    Muito obrigado, por existir

    E por esse Lucas Victor que eu conheço.

    Beijos degustados

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, belo olhar!
    Realmente, devemos dar mais créditos a essas pessoas, seres humanos, que possuem em si uma beleza sem igual, mas que é invisível aos olhos da sociedade.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. To até me sentindo importante, meu texto na exposição de Babaçu! olha só, sou celebridade agora! Obrigado Vanusa!

    Obrigado Willian,
    uma pesquisa de 2009 mostra que 40% dos domicílios no Maranhão vivem abaixo da linha de pobreza, inclusive o meu (risos). Isso me faz pensar, é quase uma contradição, a maioria é a ignorada!

    ResponderExcluir
  4. Babaçu enxerga com a alma, é isso que faz dela esse ser apaixonante. Babaçu ainda incitará inspirações em muito de nós. Amo saber da Babaçu.

    Lucas o texto fala não só por você. Parabéns pelo registro.

    ResponderExcluir
  5. Belo conceito tu fez dessa criatura que hora é criança e hora é "arauto"

    O texto é formidável. Ah, eu tb quero escrever e descrever Babaçu. Quem sabe um dia proxímo!

    Muito bom, bem como o poema presente.

    ResponderExcluir
  6. Babaçu é um poço de inspiração, é um privilégio poder beber um pouco dessa agua, e uma honra indizível poder registrar um trabalho tão nobre.
    Fico feliz em saber que vocês se identificaram com o texto.

    Vejo que a alma do ser humano está mais exposta e pura em uma criança, mas essa beleza existe em todos, essa grandeza que existe em todos.

    ResponderExcluir
  7. Babaçu e pureza e simplicidade e por isso enxerga alem, com um olhar apurado consegue nos transmitir coisas boas ao mesmo tempo que denuncia a realidade. Adoro os cliques de babaçu, pois gritam pela nossa atencao afim de curar a sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Lucas,
    para mim É dificil falar de minha mãe, mas o seu texto descreve lindamente o ser e o olhar de Vanusa Babaçu.

    ResponderExcluir
  9. Ser retratada em palavras de carinho.. é um prsente-delicia. Já vou fazer coleção de textos tão importantes sobre minha pessoa. Se eu soubesse disso a mais tempo eu ja tinha mostrado o meu olhar para o mundo.

    Gracias a todos os comentários e olhares sobre meus olhares.

    Beijos visualizados

    ResponderExcluir
  10. Retratar Vanusa em palavras é o que chamo de uma tentativa quase impossivel, e vc conseguiu..
    A palmeira que nos encanta com sua criatividade e sensibilidade vista em seu trabalho rico em amor e arte.. Parabens pelo texto e parabens à minha amada amiga Babaçu..
    Beijoss de azeite!!

    ResponderExcluir
  11. Babaçu é otima,a começar por seus trabalhos que ressaltam a diversidade brasileira. Adorei a iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário